sexta-feira, 11 de março de 2011

CEPA – ES - PROJETOS PARA 2011


CEPA – ES - PROJETOS PARA 2011

1 - Projeto de identificação de jovens talentosos, estudantes de escolas públicas, do ensino fundamental e médio,  nos 30 bairros mais violentos da grande Vitória, em comunidades de baixa renda, na Grande São Pedro, Grande Terra Vermelha,Nova Rosa da Penha, Feu Rosa, Vila Nova de Colares e Grande Vila Bethánia, onde foram implantados o programa Território da PAZ, do Ministério da Justiça. Mas se pretende alcançar todo o Estado.

Esse projeto e em parceria com a SESP- (Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social), SEDU Secretaria de Estado da Educação, através da GEJUDE - Gerência de EDUCAÇÃO JUVENTUDE E DIVERSIDADE, UFES – Universidade Federal do Espírito Santo, através da UAB – Universidade Aberta do Brasil / UFES - Ne@ad – Núcleo de Educação Aberta e a Distância


Embora o público-alvo do projeto só pretenda alcançar apenas parte do alunado, em 2010, segundo informa o setor de estatística da SEDU, estavam matriculados no Espírito Santo 672.573 alunos, no ensino fundamental e médio, em escolas da rede pública estadual, federal, municipal e particular.
E pela lei da probabilidade, estatística internacional (UNESCO), 3% dessas crianças e adolescentes seria constituída de altas habilidades/superdotados, isto é,  20.177 (3% sobre 672.573)

         RISCO DE DESVIO DE CONDUTA
                               Especialistas alertam que talentos podem ser desviados para atividades anti-sociais.  Os bandidos estão chegando primeiro a esses jovens que se despontam, levando-os a utilizar essa alta capacidade, que poderia trazer o bem para a sociedade, para fazer o mal, onde os jovens com altas habilidades/superdotados encontram no mundo do crime o desafio, a instrução e a valorização que não tiveram na escola. Os melhores resultados são encontrados quando a família é parte ativa na educação. E prioridade na aplicação imediata nas escolas dos bairros mais violentos da Grande Vitória e das maiores cidades do Estado.

Após encontrar esses estudantes talentosos, um trabalho de acompanhamento educacional será realizado nas escolas, fora do horário de aula, podendo levar a criança ou o jovem a participar de programas especiais.  

2 - JOCICA 6 – JOVEM CIENTISTA CAPIXABA, em parceria com a UFES Universidade Federal do Espírito Santo, através do CT – Centro Tecnológico/Departamento de Engenharia Elétrica e SEDU, através da Gerência de Projeto Prioritário / Plano Estratégico Nova Escola e IFES – Vitória.

LEIAM abaixo o Texto “Desperdício de Talentos no Espírito Santo 

Este texto está no blog: ongcepa-es.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário