DESPERDÍCIO DE TALENTOS NO
ESPÍRITO SANTO
THEODIANO BASTOS
Pelo censo escolar de 2010, a SEDU – Secretária de Educação do ES, informa que estão MATRÍCULADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MÉDIO, POR REDE ESCOLAR:
Rede Escolar Ensino Fundamental Ensino Médio Total Geral 1ª a 4ª/ Anos Iniciais 5ª a 8ª/ Anos Finais Total Estadual 47,881 78,745 126,626 109,618 236,244 11 Federal 0 0 0 3,864 3,864 12 Municipal 213,489 139,391 352,880 141 353,021 13 Privada 32,419 28,832 61,251 18,193 79,444 14 Total 293,789 246,968 540,757 131,816 672,573 15 Fonte: Censo Escolar - 2010 - SEDU/GEIA/SEE
Pela lei da probabilidade, estatística internacional (UNESCO), 3% dessas crianças e adolescentes seria constituída de altas habilidades/superdotados, isto é, 20.177 (3% sobre 672.573)
A respeito, esclarece a Profa. Suzana Pérez, Presidente do Conselho Brasileiro de Superdotação: A estimativa da Organização Mundial da Saúde, que, por estar baseada apenas nos resultados de testes de QI, é a mais conservadora, aponta um índice de 3,5 a 5% em qualquer país. Esse índice, porém, não considera as Altas Habilidades/Superdotação em áreas não cognitivas, e nem sequer aqueles que, mesmo tendo Altas Habilidades/Superdotação em áreas cognitivas, são
superdotados do tipo criativo e, geralmente, não costumam ter escores altos em testes padronizados. No Rio Grande do Sul foi feito um estudo de prevalência, em 2001, que indicou um índice de 7,78%, considerando uma definição mais ampla de superdotação (Renzulli, 1975, 1986) e de inteligência (Gardner, 1993, 2000) e ele não deve ser muito diferente em outros estados.
Pela RELEVÂNCIA SOCIAL DO PROJETO, e a fim de que seja possível levar aos 78 municípios do Estado o programa do NAAH/S - Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotados, que funciona com recursos do MEC/SEESP/UNESCO, tenha metas e se cobre resultados.
Há três anos o MEC implantou nos 26 estados e no distrito federal, os Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotados – NAAH/S que funcionam com recursos do MEC/SEESP/UNESCO.
Que a gerência do programa seja entregue a um profissional com perfil de gestor, a fim de que possa implantar o Programa nos 30 Pólos em que foi dividido o Estado, em função da UAB – Universidade Aberta do Brasil, nos quais sejam implantados 30 ASPAT - Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento e se possível, 30 CEDET – Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento.
DIAMANTES DESCARTADOS
Cláudio de Moura Castro, em Veja de 07/05/08 p. 22, diz: “Estima-se que 3% da população são diamantes em meio ao cascalho e ao cristal.” E que são ignorados pela escola pública do Brasil, onde devem ser “integrados” aos demais, quando em outros países eles merecem uma atenção especial.. Os talentosos são impedidos de desabrochar no tipo de escola no pública no Brasil e por isso “Desajustam-se ou fingem ser medíocres, a fim de evitar conflitos e embaraços. São diamantes descartados. Jogamos no lixo essa matéria-prima que é uma propriedade pública e ninguém tem o direito de desperdiça-lo” e estamos perdendo essa riqueza, alerta Ensino de baixa qualidade gera rebeldia em aluno superdotado, diz diretor do Ministério da Ciência e Tecnologia. E que a Rede pública tem núcleos específicos de atendimento aos superdotados.
O QUE SE ESPERA DO PROJETO
1) A identificação dos talentos individuais nas diversas áreas dos ensinos fundamental e médio do Estado; 2) despertar entre os jovens o espírito cientifico, facilitando a expressão de sua imaginação criadora; 3) criar condições para detectar talentos e formar empreendedores; 4) criar condições para a inserção social dos jovens talentos com prioridade para escolas públicas, facilitando o desenvolvimento da auto estima, a formação de sua própria identidade; e criar condições de acompanhamento de desenvolvimento pessoal e formação básica dos estudantes inseridos nos programas do projeto.
RISCO DE DESVIO DE CONDUTA
Especialistas alertam que talentos podem ser desviados para atividades anti-sociais. Os bandidos estão chegando primeiro a esses jovens que se despontam, levando-os a utilizar essa alta capacidade, que poderia trazer o bem para a sociedade, para fazer o mal, onde os jovens com altas habilidades/superdotados encontram no mundo do crime o desafio, a instrução e a valorização que não tiveram na escola. Os melhores resultados são encontrados quando a família é parte ativa na educação. E prioridade na aplicação imediata nas escolas dos bairros mais violentos da Grande Vitória e das maiores cidades do Estado.
OBSTÁCULOS A SUPERAR:
O academicismo emperra o andamento dos projetos na área. “eles (os professores de sala de aula e equipes técnicas de educação básica. São esses os educadores com quem as crianças contam) não podem ficar todo tempo esperando os acadêmicos destrincharem suas questões polêmicas, traduções, divergências e pontos de vista. Eles precisam começar a agir, imediatamente, pois as crianças crescem depressa, e seu potencial não pode esperar”, alerta a Profa. Zenita Guenther
“Escola é como empresa; se não buscar a eficiência com método e competência, ela não virá. Precisa dimensionar a demanda, estabelecer metas, cronogramas e acompanhar resultados” E “Para que os mais dotados se tornem em esteios da sociedade, ou desempenhem o papel que deles se espera, faz-se necessário dispensar-lhes cuidados especiais. O problema dos mais dotados é de tal importância que só esforços conjugados da sociedade e dos governos poderão resolvê-los eficientemente” Helena Antipoff
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THEODIANO BASTOS é presidente do CEPA – Círculo de Estudo, Pensamento e Ação e escritor
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